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sábado, 12 de setembro de 2015

Conversando com o cliente



A ideia do blogue é ajudar através das minhas lembranças desta profissão, os interessados em resolverem os problemas dos seus produtos, com algumas dicas de defeitos, dicas que possam aliviar o seu bolso, como fabricação de sabão e uso consciente da lavadora.

Agora nesta postagem vamos falar daquele que cuida da sua lavadora, o técnico, e principalmente aqueles que estão chegando agora na profissão pra garantir uma renda extra. Confira as dicas:

1 - Aparência - Não é (e acho que não convém) chegar na casa do cliente de terno, bem como chinelo de dedo ou roupas rasgadas e sujas. Lembre se a sua imagem é algo que soma pontos, é parte do seu cartão de visitas. Aqui no Brasil se você chegar num cliente sujo e mal vestido corre o risco de não ser recebido por receio de assalto (isto é um comentário pessoal e não uma estatística, rsrsrsrs).

2 - Atenção - Dê atenção ao que o cliente diz, ele gosta de perceber o valor recebido principalmente na explicação do defeito por exemplo. Procure demonstrar o que diz ele, é muito importante na solução do problema, assim, aos poucos conquista a confiança.

3 - Orçamento - O valor deve ser justo, pois se cobrar muito acima do mercado, poderá não garantir o conserto. Seja claro na explicação e objetivo no orçamento, se esticar muito na explicação o cliente pode achar que está tentando engana lo, outra coisa que acontece, é, explicação muito detalhada pode ensinar o cliente à consertar, aí você perde o tempo e o serviço (isso já aconteceu comigo, rsrsrsrs!).

4 - Honestidade - Acho óbvio, mas,  procure agir com total honestidade no reparo, não inventem peças caras para um defeito simples. Você pode até ganhar um bom dinheiro naquele momento, mas não fideliza o cliente. E depois se houver um problema em garantia de serviço, você pode ter certeza que o cliente não estará satisfeito com sua nova visita. Outra coisa é, se o produto está muito antigo, já existe dificuldade em peças de reposição, DEIXE BEM CLARO ISSO AO CLIENTE, já vi casos de clientes que investiram no reparo de um produto obsoleto e perderam muito dinheiro. Evite esta dor de cabeça, ou assuma deixando claro ao cliente (redundante, só pra reforçar, rsrsrsrs).

5 - Conhecimento - Tem muito profissional achando que consertando uma marca é bom em todas, eu não penso assim. Procure conhecer o manual do produto que irá consertar, assim, você poderá dar dicas e corrigir hábitos dos clientes. Demonstra que possui um bom conhecimento do produto e estreita laços com cliente. Existem clientes (são poucos), que pedem uma visita só para ligar a lavadora e demonstrar o funcionamento.

Considere as dicas um conselho, aceite as se achar interessante.

Boa sorte na profissão.

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