Postagem em destaque

Nova atividade do canal - Tempo dos programas da Consul Maré

Você sabe quanto dura o tempo de cada programa da sua lavadora? Gostou? curta compartilha visite o canal E se possível clique na...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DE - Lavadora não drena - parte 1

Defeito



A pior coisa que tem é quando a dona de casa enche a lavadora de roupa e ao final do ciclo percebe que a máquina não jogou a água fora, a roupa continua suja e em alguns casos a máquina ficou trabalhando o dia todo sem que ela percebesse.

Este tipo de defeito pode estar relacionado a bomba de drenagem da lavadora (fig. ao lado). A maioria das lavadoras utilizam um modelo similar a este, geralmente o defeito é ocasionado por objetos que travam a hélice da bomba ou quando a dona de casa lava algum tecido que se desmancha na lavagem, soltando fiapos em excesso e entupindo a saída de água.

Bom vamos a alguns procedimentos antes de chamar o técnico:

1.     Verifique se a mangueira de saída da lavadora está dobrada obstruindo o escoamento da água, caso positivo, reposicione-a e coloque a lavadora num programa que possa escoar a água e verifique se deu certo.
2.     Caso a lavadora possua filtro externo, aquele objeto q parece um bob de cabelo ou retém os fiapos, verifique se não está muito sujo. (eu diria entupido).
3.     É pouco provável, mas não é impossível, algumas lavadoras possuem teclas que possibilitam a parada  para amaciante (algumas chamam esta tecla de float outras colocam parada pra amaciante, consulte o manual se tiver dúvidas), verifique se não foi aciona por acaso, ou alguma criança tenha apertado (elas adoram fazer isso!).
4.     Última dica abaixe a mangueira de saída (totalmente) e verifique se a água sai normalmente, caso não saia nada, é provável que exista um entupimento na saída da água, casa saia normalmente o problema pode estar relacionado a um defeito na bomba de drenagem (outra característica é o cheiro de queimado quando a bomba pifa). Se você possuir alguma habilidade, desligue a lavadora da tomada, siga a mangueira de saída até dentro da lavadora e você encontrará a bomba, geralmente ela é presa por dois ou três parafusos e dois fios ligados a ela (é parecida com a figura). Retire a bomba (vai sair a água, esteja preparada) observe se há objetos nela (sujeira) ou se apresenta sinais de estar queimada. Substitua se necessário.

ESTA ÚLTIMA PARTE É SOMENTE SE TIVER ALGUMA HABILIDADE PARA PEQUENOS REPAROS DO CONTRÁRIO CHAME O SEU TÉCNICO DE CONFIANÇA.

Confira nossos vídeos no canal do youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=-cdJ7QkmkfM

144 comentários:

  1. Renato, parabéns pelo blog. Já tive algumas dores de cabeça por conta de máquinas de lavar roupa. Sou meticulosa ao usar qqer aparelho, lendo sempre o manual (adoro..hehehehe) infelizmente pequenos problemas não constam no mesmo. Recentemente chamei um técnico pois minha Maré Super 10kg não dava início à centrifugação. O técnico veio, virou a danada e achou um prendedor de roupas no tubo de escoamento. Fiquei furiosa: com o marido, pq ele abre a tampa da máquina e usa como aparador da mochila enqto tira as roupas de esporte, facilitando assim que objetos caiam, e com o preço do "conserto". Agora aconteceu a mesma coisa, mas sinto que ela ainda tem água dentro e tenho medo de virar e cair água no motor... lá vou "morrer" com mais alguns $$ por não ter prestado atenção na última visita do técnico.
    Então... finalizando, teu blog é show!! Tá nos meus favoritos. Abração

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renato! Segui os passos, torcendo para que quando eu baixasse a mangueira a água não saisse e eu só precisasse desentupir... mas splashhhhh... a mangueira "quicou" para fora do balde q eu tinha colocado e até q eu a alcançasse molhou tuuuuudo! Vou ter que chamar o técnico :(
    Parabéns pelo site!!! Abçs

    ResponderExcluir
  3. Desculpe a demora, agradeço o carinho pelo blog, pena q não p vc resolver sozinha.

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Nossa,cara,muito obrigado mesmo.Eu achei que ia ter que chamar um técnico,antes de ler seu blog é claro.Eu abri a bomba de drenagem,e tinha uma moeda de 5 centavos bloqueando a saída da água.Foi bem simples resolver o problema.Parabéns pelo blog cara.

    ResponderExcluir
  5. Carlos estou muito grato pela sua compreensao com todos nos consumidores,sei que um defeitinho parece um defeitao e as vezes gastamos muito por nao entender do assunto,pois a muito picareta que sabe o defeito e cobra uma fortuna no que deveria cobrar bem mais barato,o meu problema foi resolvido graças a DEUS e a voce que criou esse blog .Muito obrigado vc e 10

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde caro Renato,
    Tenho um clean 5kg, bll22m, que ao ser puxado o agitador o eixo de agitação saiu preso ao mesmo, por favor, é possivel, colocar um novo eixo e montar a cx.de engrenagens e encaixa-la dentro tubo de agitação, sem necessidade de sacar o cesto ?

    Antecipadamente grato pela gentil atenção.
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, vc terá q desmontar a lavadora p trocar o eixo e o retentor, aproveite e verifique o estado dos rolamentos.

      Boa sorte !

      Excluir
  7. amigo ja troquei a bomba dagua, pois não estava jogando agua fora e nao centrifugava, agora quando vacaba de centrifugar, algumas vezes fica um cheiro de queimado, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fica complicado falar sobre cheiro de queimado , se não me engano t uma postagem sobre p assunto.

      Lavar seguidamente pode surgir o cheiro devido ao motor muito quente.

      Excluir
  8. Minha máquina é uma Eletrolux 4kg abertura frontal. De uns tempos pra cá ela não solta a água na centrifugação. Faz tudo direitinho durante a lavagem inclusive solta e centrifuga a água. Mas no último ciclo de enxague não solta a água da centrifugação.Inclusive desliga e libera a porta. (com água dentro). Se puder ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde carlos.... minha maquina a uns 6 meses atrás não queria soltar água.... segui as suas instruções.. retirei a bomba .. testei numa tomada com dois fios pra garantir que estava boa... coloquei de volta na máquina.. consertado...
    Faz 2 dias que a maquina apresentou o mesmo problema.. novamente desmontei a bomba.... teste com um fio direto na tomada.. esta OK.. recoloquei a bomba na maquina e nada....não solta a água...abri a maquina e coloquei a mão na bomba.. e vi que ela está esquentando (está recebendo corrente)........ o que pode estar acontecendo ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se não for algum entupimento, pode ser a própria bomba de drenagem, existe defeitos com ela q só ocorrem quando está com água, aí VC tira a bomba testa e parece estar boa.

      Se não for entupimento eu apostaria na bomba, refaça o teste fora da lavadora, ligue e desligue algumas vezes se parar é bem provável ser ela.

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Oi Carlos Renato, boa tarde! Tenho uma Brastemp 9kg q esse ano já é a segunda vez q entope e não sai água pra fora. Chamei um técnico nas duas vezes e ele disse na primeira vez q era o Vanish q fazia isso de entupir a máquina, mas quase não uso isso e depois q entupiu a primeira vez não usei mais e entupiu novamente. Qdo ele tira o q está na passagem da água é como se fosse tipo um rejunte, cor cinza clarinho, durinho e qdo a gente aperta se parte. Qdo ele foi embora e fui limpar a sujeira uma das partes era redondinha parecendo a ponta de uma tampa de caneta q é arredondada e oca por dentro. Então acho q não é Vanish, sabão ou outra coisa q uso pra limpar a roupa, deve ser alguma peça q tem na parte de baixo do cesto q está se desmanchando e q tb não é tão importante pra máquina pq ela continua a funcionar normalmente, o problema é só qdo esses pedacinhos entopem a saída da água. Q peça pode ser essa? Pode me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, verifique se o agitador da sua lavadora é dividido em duas partes caso seja, é possível que seja umas barrinhas de silicone que estejam esfarelando por desgaste, outra possibilidade é a câmara de lavagem estar muito suja.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Eu de novo :) ele tinha falado sobre fazer uma limpeza na máquina com 4 litros de vinagre de álcool, fiz isso semana passada e até achei q a água estava saindo melhor, mas segunda à noite qdo estava centrifugando pra começar a enxaguar a máquina 'explodiu', deu um papoco, saiu fogo por baixo, fumaça de dentro e o ferrinho da tomada derreteu um pouco dentro da parede. Por isso q acho q deveria ter sido uma peça sei lá qual q deve ter por baixo do tambor da água q estava se desfazendo e fez com q a água tivesse contato com a parte elétrica pra máquina entrar em curto. Falei com o técnico por telefone hj e ele ficou de vir aqui pra ver se tem jeito.

      Excluir
  11. boa noite,
    quando programo minha máquina de lavar brastemp 11kg a agua sobe até o nível progragramado e logo após ela drena sem completar o siclo ficando o led do painel piscando - nível baixo.
    poderia me dar uma dica.

    ResponderExcluir
  12. Minha máquina de lavar Consul Cargo 8kg, não está retendo os pelos na " cestinha" do filtro. O que será? O que devo fazer? Pois não sei para onde está indo estes pelos? Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os pêlos não retornam para as roupas é provável que estão sendo eliminados junto com a água.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigada!, Carlos Renato. Mas vc concorda comigo: não é estranho? Pois sempre, a " cestinha" ficava com os pelos, até mesmo porque lavo nesta máquina, panos com pelos de cachorro e sempre ficavam retidos na bendita " cestinha". Mais uma vez, obrigada pela rapidez de sua resposta. Sucesso!!!!

      Excluir
  13. Socorro. Tenho uma Eletrolux LT60; aquela que tem um botão só pra ligar e desligar.. Quando ligo a maquina na tomada, a bomba de drenagem ativa sozinha mesmo sem acionar o botão de ligar (apagado) e só para quando tiro da tomada. As programações funcionam todas, tipo se mando entrar água, se mando centrifugar, funciona direitinho exceto a bomba que nunca desliga. É como se ela estivesse ligada direto na tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema e não consigo achar uma solução.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Também tenho o mesmo problema troquei a bomba de drenagem queimada por uma nova e ela dispara sozinha, se acharem uma solução por favor ajudem

      Excluir
  14. Renato, consegui retirar a bomba e tinha uma meia obstruindo a saida de agua, so que molhei a bomba na hora da retirada, ser[a que pifou ou ela volta a funcionar depois de secar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só molhar não chega a danificar a bomba, se vc retirou e ela não funcionou quando recolocou verifique os fios ou teste a bomba fora da lavadora.

      Boa sorte!

      Excluir
  15. meu marido seguiu suas dicas abril bomba e tinha um arame travando a elice,agora esta funcionando
    normalmente muito abrigado pela dica Deus abençoe obaaaaa

    ResponderExcluir
  16. tenho uma brastemp clean 10 kg e hoje quando fui centrifugar, ela começou mas não jogou a agua fora, entao desliguei baixei totalmente a mangueira de saída de água e mesmo assim a agua não saiu. o que faço? desde já muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solte a mangueira na bomba de drenagem, se não sair solte a bomba.

      Boa sorte.

      Excluir
  17. Bom dia
    Minha máquina está funcionando normal, mas está com cheiro de queimado, o que devo fazer?
    Me ajude, ´por favor...
    A visita de um técnico é muito caro!

    ResponderExcluir
  18. boa noite minha maquina solta a agua mas nau roda pra depois bota outra agua fica so zoando oque pode cer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fica complicado visualizar o problema desta forma.
      Qual o modelo?
      Ela lava normal?
      Ela drena a não avança o programa?

      Tente responder isso para eu tentar te entender.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá fica complicado visualizar o problema desta forma.
      Qual o modelo?
      Ela lava normal?
      Ela drena a não avança o programa?

      Tente responder isso para eu tentar te entender.

      Boa sorte!

      Excluir
  19. e isso mesmo Ela drena a não avança o programa? fica so uma zoada

    ResponderExcluir
  20. minha maquina e uma brastempe altomatica bwc 10a

    ResponderExcluir
  21. troquei a eletrobomba da minha máquina de lavar funcionou mas agora parou de funcinar o que pode ser eu tenho uma lavadora electolux lte12

    ResponderExcluir
  22. minha Brastemp 7k clean, entra agua e já joga fora , será que é a eletrobomba ou pode ser a válvula reversora de fluxo. obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mangueira baixa faz a lavadora admitir e sair a água ao mesmo tempo.
      Pressostato, placa e válvula de admissão tbm sendo a última só se ficar entrando água direto mesmo desligada.

      Verifique estas peças e boa sorte.

      Excluir
    2. Mangueira baixa faz a lavadora admitir e sair a água ao mesmo tempo.
      Pressostato, placa e válvula de admissão tbm sendo a última só se ficar entrando água direto mesmo desligada.

      Verifique estas peças e boa sorte.

      Excluir
    3. muito obrigado , Carlos Renato, a mangueira esta na altura de sempre 1mt , dai a válvula de entrada funciona normalmente abre e fecha no momento que se precisa, o problema é que não enche a maquina para se fazer o ciclo pois a agua sai direto pela mangueira de saída , será esse pressostato, ou existe alguma válvula desviadora q pode ter quebrado o acionador , . qual a função da eletrobomba? muitíssimo obrigado pela atenção. gustavo

      Excluir
    4. Tb persisto no mesmo problema creio ser a bomba mas ainda vou testando se acharam a solução ajudem

      Excluir
  24. Boa Noite! Tenho um Electrolux LT60, ela esta com o seguinte proproblema ligo ela na tomada mesmo com botão liga/desliga desligado fica colocando agua fora como se em centrifugação. Coloco ela pra lavar e fica entrando água e saindo pelo tubo de saída ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite! Tenho um Electrolux LT60, ela esta com o seguinte proproblema ligo ela na tomada mesmo com botão liga/desliga desligado fica colocando agua fora como se em centrifugação. Coloco ela pra lavar e fica entrando água e saindo pelo tubo de saída ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Persisto no mesmo problema com a mesma máquina se encontrou a solução me ajuda por favor

      Excluir
    2. Eu tambem tenho o mesmo problema alguma solução?

      Excluir
  26. Oi!veja se pode me dar uma dica minha maquina eletrolux ltr10 não drena mas centrifuga ja troquei a bomba de drenagem,mas o defeito persiste quando efetuei a troca da bomba haviam 2 moedas na bomba,a maquina ainda faz barulho qd centrifuga mas não tem mais nada na bomba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!
      Verdade se a bomba funciona, mas não solta a água, pode ser entupimento na mangueira. Verifique também se conectou os fios corretamente, é muito comum estes fios ficarem presos pela capa, mas não conectados.
      Para verificar se a bomba está funcionando, desconecte o motor e ligue a lavadora em centrifugação. A bomba deve funcionar. Se estiver com dúvidas verifique novamente se não caiu outro objeto nela.
      Caso não funcione, verifique chicote elétrico e a placa eletrônica. Como você disse que centrifuga e deixaria por último verificar a placa.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, bom dia!
      Verdade se a bomba funciona, mas não solta a água, pode ser entupimento na mangueira. Verifique também se conectou os fios corretamente, é muito comum estes fios ficarem presos pela capa, mas não conectados.
      Para verificar se a bomba está funcionando, desconecte o motor e ligue a lavadora em centrifugação. A bomba deve funcionar. Se estiver com dúvidas verifique novamente se não caiu outro objeto nela.
      Caso não funcione, verifique chicote elétrico e a placa eletrônica. Como você disse que centrifuga e deixaria por último verificar a placa.

      Boa sorte!

      Excluir
  27. Boa noite tenho uma lavadora cônsul 5 k automática só que ele enche de água mais não bate a roupa as funções até avancao mais quando abaixo a tampa ela joga a água pra fora em todas as funções

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma lavadoura LG wd-1403 rd ,o garfo apresento super aquecimento. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não tenho conhecimento desta marca, sugiro você dar uma pesquisa no Youtube, lá existem diversos vídeos de reparos de diversas marcas de lavadoras.

      Boa sorte,

      Excluir
    2. Olá, infelizmente não tenho conhecimento desta marca, sugiro você dar uma pesquisa no Youtube, lá existem diversos vídeos de reparos de diversas marcas de lavadoras.

      Boa sorte,

      Excluir
  29. Olá Carlos tenho uma electrolux lte12 e apresenta o seguinte problema. Ela enche e agita normalmente mais não drena a água, mas se soltar a mangueira no chão a agua sai normal de pois continua todo o processo, somente trava na hora de drenar. Já assoprei a mangueira e o ar passa livre ao testar a bomba funciona também só não vi a hélice. Se puder me der mais alguma orientação agradeceria muito. Desde ja agradeço. Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, retire a bomba, veja se não há nada travando a hélice, faça o teste da bomba fora da máquina.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, retire a bomba, veja se não há nada travando a hélice, faça o teste da bomba fora da máquina.

      Boa sorte!

      Excluir
  30. Boa noite tenho uma eletrolux lte12 turbo ela centrifuga normalmente e enxagua so nao enche e nem faz agitaçao quando eu coloco na opção de agitaçaoao aciona um apito e nada mais faz o q pode ser. Por favor desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, da uma olhada na válvula de admissão, pode estar com defeito.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Olá, da uma olhada na válvula de admissão, pode estar com defeito.

      Boa sorte

      Excluir
    3. Como fasso pra saber c ela esta boa ou nao?

      Excluir
  31. Olá boa tarde minha máquina de lava cônsul celular 08 cargo não drena a água eu já troquei a eletrobomba e a placa e continua o mesmo problema oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se trocou a placa e a bomba, verifique o chicote elétrico e a válvula de admissão.

      Boa sorte

      Excluir
  32. Ó chicote tá blz. Ela enche, a água so não sai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vamos lá, quando coloca em centrifugação, o atuador do freio aciona?, caso sim, o problema pode estar no chicote elétrico entre a bomba e o atuador ou mesmo os terminais mal encaixados na bomba.

      Excluir
  33. Boa tarde! Tenho uma Electrolux LT11F não esta jogando água pra fora... Ja tirei a eletrobomba ,testei e ciloquei no lugar e continua do mesmo jeito, também desconectei o motor e coloquei em centrifugação, a bomba funciona, mas ainda não joga água para fora! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde! Tenho uma Electrolux LT11F não esta jogando água pra fora... Ja tirei a eletrobomba ,testei e ciloquei no lugar e continua do mesmo jeito, também desconectei o motor e coloquei em centrifugação, a bomba funciona, mas ainda não joga água para fora! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Tenho uma Electrolux LT11F não esta jogando água pra fora... Ja tirei a eletrobomba ,testei e ciloquei no lugar e continua do mesmo jeito, também desconectei o motor e coloquei em centrifugação, a bomba funciona, mas ainda não joga água para fora! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se colocou pra centrifugar e a bomba funciona, verifique entupimento na mangueira, você verificou a hélice da bomba? Pode estar quebrada,então funcionaria sem drenar.

      Boa sorte!

      Excluir
  36. Boa tarde, Tenho uma Brastemp bwg11a, ela inicia o programa mas quando vai fazer a primeira drenagem ela não tira toda a água e as luzes começam a piscar e a máquina para de funcionar, não é a placa eletrônica nem a de potência e nem as válvulas de entrada de água, o que pode ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você já testou e eliminou os componentes acima, beleza, acompanhe a postagem, verifique a bomba e o chicote elétrico.

      Boa sorte!

      Excluir
  37. Também olhei a bomba (onde entra a água na bomba, igual a que aparece na sua postagem) não tinha nada trancando, ela estava limpa, não sei mais o que pode ser... vou verificar o chicote... Estou com a impressão de que ela está colocando mais água que o nível selecionado tb, coloquei para médio e ela praticamente encheu de água... Agradeço se puderes me ajudar, não sei mais o que pode ser..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos tentar ajudar.
      A bomba de drenagem possui um protetor térmico, se a boma já estiver com algum problema, ela inicia a drenagem, porém, desarma pelo térmico, ficando com água na lavadora.
      Mangueira de drenagem dobrada ou entupida faz o mesmo problema.
      Quanto ao nível de água verifique o pressostato e sua mangueira. Se a lavadora quando troca de ciclo encontra água no seu interior a ponto do pressostato não ter desarmado, pode ser este o motivo de painel piscar e ficar parada.

      boa sorte,

      Excluir
    2. Boa tarde, meu nome é Solange...tenho uma eletrolux ltn60 6 kg turbo...ela nao estava centrifugando, agora ela enche de agua normal mas na hora de bater ela fica com um barulhinho e nao aviona para bater a roupa, mas qd coloco na centrifugaçao ela joga a agua fora normal, ja troquei o capacitor pq estava enferrujado mas nao era nao funcionou, o que po der?

      Excluir
  38. Respostas
    1. Olá Solange, pelo que descreveu, sua lavadora antes de apresentar este problema deveria estar fazendo algum barulho diferente quando centrifugava. Acredito que um possível problema seja o conjunto mecânico travado, faça o seguinte retire a correia da lavadora e coloque pra centrifugar, se o motor partir normalmente na centrifugação é bem provavel ser o conjunto mecânico defeituoso.

      Boa sorte.

      Excluir
  39. Bom dia, tenho uma lava e seca Electrolux, ela lava bem, mas quando parada, desligada enche de água aos poucos. Obrigado pelas dicas anteriores. Abcs

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, tenho uma lava e seca Electrolux, ela lava bem, mas quando parada, desligada enche de água aos poucos. Obrigado pelas dicas anteriores. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, verifique a válvula de entrada de água.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigado pela pronta resposta. Vou verificar e aviso. Abcs

      Excluir
    3. Obrigado pela pronta resposta. Vou verificar e aviso. Abcs

      Excluir
  41. Desculpe a postagem dupla e mais um erro, é LG. Electrolux e a geladeira...

    ResponderExcluir
  42. Socorro. Tenho uma Eletrolux LT60; aquela que tem um botão só pra ligar e desligar.. Quando ligo a maquina na tomada, a bomba de drenagem ativa sozinha mesmo sem acionar o botão de ligar (apagado) e só para quando tiro da tomada. As programações funcionam todas, tipo se mando entrar água, se mando centrifugar, funciona direitinho exceto a bomba que nunca desliga. É como se ela estivesse ligada direto na tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, verifique o chicote elétrico e o Timer da lavadora, pelo que diz me parece ser o timer, mas de uma olhada no chicote antes.

      Boa sorte!

      Excluir
  43. Olá. Boa noite. Me chamo Daniele.Tenho uma Electrolux 10kg mod.TLC10 .Ponho a maquina pra iniciar o processo de enchimento e no mesmo momento escoa toda a agua.Resultado a maquina nunca enche.Não esta segurando a agua....Escoa td a agua pela mangueira de saída. Oq pode ser?????.Grata pelo retorno!!!

    ResponderExcluir
  44. A mangueira não está muito baixa?
    Verifique a mangueira, o pressostato e a placa eletronica

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  45. A mangueira não está muito baixa?
    Verifique a mangueira, o pressostato e a placa eletronica

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  46. OLÁ TENHO UMA MAQUINA BRASTEMP 9KG ELA ENCHE POREM DE REPENTE JOGA A AGUA FORA SEM LAVAR AS ROUPAS,E TB NAO ESTA CENTRIFUGANDO,O Q PODE SER ME AJUDE.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique o pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, verifique o pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá, verifique o pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, toda lavadora automática possui bom de drenagem, então, está postagem se aplica a sua lavadora, agora, quanto a verificação e substituição, se necessário, não sei se é fácil.

      Boa sorte!

      Excluir
  48. Olá Renato! Parabéns pelo Blog! Tenho o modelo LG Tromm (lava e seca com abertura frontal) e a máquina não está drenando. Os passos acima se aplicam a este modelo? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, dá uma olhadinha no Youtube.

      https://youtu.be/-kXf9irkqOw

      Boa sorte

      Excluir
  49. Minha lavadora cônsul cwl08bbana (cargo 8kg), drena água e centrifuga na fase da lavagem, porem na do enxague não drena água e nem centrifuga.

    pode me ajudar?

    lavadora cônsul não drena agua

    ResponderExcluir
  50. Olá, boa noite, uma pergunta simples, o botão adia centrifugação não estaria acionado? Verifique e me dê um retorno.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  51. Ola;meu nome e Beth tenho uma mare super 10kg ;nunca limpei o filtro agora não consigo abrir para limpar . Oque devo fazer? Ele gira mais não solta. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth, boa tarde, esta tampa do filtro é presa na pressão, você deve puxá-la.

      Boa sorte!

      Excluir
  52. Olá bom dia tenho uma cônsul 10 quilos e hj qd ela começou a rodar o cesto ela está fazendo um barulho como se fosse de ferro raspando oq pode ser e como posso resolver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser que necessite fazer a reforma mecânica, que consiste em trocar rolamentos, retentor e tubo de centrifugação

      Excluir
  53. Olá, por favor, tenho uma Brastemp BWG11KG já faz quase dois anos. Sempre funcionou normalmente mas de uns dias para cá notei que após desligá-la, com o tempo, ainda entra água mesmo com a torneira fechada pois nunca a deixo aberta e nem o cabo da tomada ligado. De onde vem essa água? Já terminei uma lavagem e pendurei as roupas e por via das dúvidas fiz uma nova centrifugação com ela vazia e não tinha nada. Depois, com a torneira fechada, eu programei para encher só para ver se tinha água na mangueira e também não tinha. Já tirei e limpei a válvula de entrada da mangueira e nada. Não consigo entender. O que pode estar acontecendo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, defeito interessante. Entrar água mesmo desligada normalmente está relacionado à válvula de admissão, mas você mencionou que fecha o registro que vai pra lavado, então, desconecte a mangueira de admissão da lavadora e veja se persiste o problema. Uma coisa muito rara pode acontecer é se a mangueira de drenagem ficar submersa na água quando drena, aí quando a lavadora desliga pode retornar por efeito sifao.



      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá Juliana, defeito interessante. Entrar água mesmo desligada normalmente está relacionado à válvula de admissão, mas você mencionou que fecha o registro que vai pra lavado, então, desconecte a mangueira de admissão da lavadora e veja se persiste o problema. Uma coisa muito rara pode acontecer é se a mangueira de drenagem ficar submersa na água quando drena, aí quando a lavadora desliga pode retornar por efeito sifao.



      Boa sorte!

      Excluir
    3. Obrigada pela resposta. Acho que tem a ver com a mangueira de entrada de água mesmo porque como passei a desligar assim que acaba o último enxágue notei que com o tempo só está entrando água nos recipientes. Tipo, eu lavo roupa pela manhã e no fim da tarde tem água lá. Um dia deixei aberta a torneira só de curiosidade e tinha água no tambor também. Vou continuar observando, qualquer coisa volto a perguntar. Muito obrigada.

      Excluir
    4. Ok então, isso que relatou reforça que o problema seja da válvula de admissão. Continue observando.

      Boa sorte!

      Excluir
  54. Olá, td bem? Meu prezado, excelente explicação. Por fv, me oriente mais esta x. Tenho uma Eletrolux LTE12F, que não está soltando a água e nem centrifugando. Faz todos estágios certinho até a hora que deveria jogar fora a água e enxaguar para depois centrifugar. O que poderia ser? Grato e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arnaldo, boa tarde, verifique a bomba de drenagem.

      Boa sorte!

      Excluir
  55. Oi boa noite!
    minha maquina continental parou de funcionar, nada funciona, quando liga na tomada ela da um giro completo no botao botao de função e coloco em qualquer função como exague ou centrifuga e nada funciona. Ja verifiquei o pino da tampa e nao é. Pode ser a valvula de enteada ou a placa q queimou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, boa noite, eu ainda não mexi nesta lavadora, mas ela não teria além do interruptor da tampa um trava porta?? Se tiver dá uma verificada. Veja se acha algo tbm no Youtube, tem vários vídeos sobre conserto de lavadoras.

      Boa sorte

      Excluir
  56. Olá Renato, tudo bem? Juntando as dicas de vários blogs e do seu consegui "quase" consertar minha Electrolux LTR12. Troquei a válvula de entrada que estava danificada e agora voltou a encher.

    Mas depois que mexi, agora ocorre o seguinte fato curioso: Quando a bomba vai esvaziar a máquina, ela FUNCIONA, drena a água, mas a bomba não para até que desarme a máquina por superaquecimento. Ou seja, não centrifuga. Antes de eu mexer, funcionava. Já verifiquei (inclusive retirei a bomba) e não vi qualquer obstrução por detritos na mangueira ou na bomba. Será que é algo simples como a posição da mangueira de saída?

    Uma coisa que eu me lembro é que antes, quando a drenagem estava quase concluída, a "velocidade" do barulho da bomba aumentava...isso não acontece agora, fica aquele som "tchaco tchaco tchaco" até a bomba desarmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira, bom dia, o "tchaco tchaco" geralmente é normal, rsrsrs, agora desarmar por superaquecimento? não seria pq o tempo de centrifugação terminou e ela desligou? É só uma suposição. Como você mexeu e foi depois que sugiu este problema, verifique o chicote elétrico, veja se todos os fios estão bem conectados. Se a bomba desarma por superaquecimento (antes de terminar o ciclo) ela pode estar em curto ou com a amperagem alta e nesse caso pode até danificar a placa eletrônica, mas comece verificando o chicote elétrico.

      boa sorte!

      Excluir
    2. Então...Renato. O que ocorre é justamente o seguinte. Em qualquer programa de ciclo a máquina enche com o nível correto de água. Aí em qualquer situação de escoamento de água (pré enxágue ou pré centrifugação) bomba começa a escoar e não pára mais...como se não reconhecesse que a máquina já estava sem água...aí depois de uns dez minutos tentando escoar água (água que já foi 2 pela bomba e não está mais lá) a máquina pára , apaga e não vai pro próximo passo do ciclo.

      Fiquei acompanhando o processo e realmente quando apresenta o sintoma ela desarma e desliga a máquina, interrompendo o ciclo na posição em que estiver.

      É como se o sistema da bomba, após iniciar o escoamento, não identificasse quando a máquina esvaziou.

      Hoje a secretária veio aqui em casa e não avisamos pra ela do problema da máquina. Curiosamente está centrifugando agora...vai entender...rs.

      Excluir
    3. Só pra esclarecer...acabei de perguntar à faxineira. Ela me confirmou que existem situações que a máquina não inicia o enxágue e centrifugação...às vezes ela desarma antes de fazer isso. Quando ela não desarma, o tempo que ela fica escoando é bem mais rápido.

      Será o caso de tentar trocar a bomba pra ver no que dá? É barata mesmo. Não sei se ela tem algum tipo de componente que identifique quando a água do reservatório acabou, pode ter algo travando por desgaste.

      Excluir
    4. Bira, faz o seguinte, desligue a bomba de drenagem, isole o fio e coloque numa posição segura onde não cause nenhum problema. Coloque direto na centrifugação sem água e veja se vai centrifugar. Centrifugando e provável que a bomba esteja com problemas.

      Boa sorte!

      Excluir
    5. Grande Renato, bom dia!

      Só para te passar o feedback. Fiz hoje de manhã cedo o teste que você sugeriu. Desliguei a bomba e a entrada de água e fui direto para a centrifugação. Funcionou perfeitamente.

      Comprei outra eletrobomba (R$ 25,00) e fiz a troca. Quando fui remover a bomba antiga, ainda tinha MUITA água no sistema. O que me parece é que a bomba antiga (fabricada em 2007, ainda original de fábrica da máquina) já estava mesmo nas últimas e sem força para escoar o "restinho" de água que fica no fundo da máquina, por isso começava a tentar escoar e não parava mais.

      Coloquei a bomba nova e está funcionando perfeitamente. Além disso o processo de drenagem agora está bem mais silencioso e, o principal, mais rápido (reforçando a teoria que realmente a bomba antiga já está desgastada e "cansada").

      Muito obrigado por todas as dicas e por manter esse blog. São pessoas como você, que sabem que conhecimento é algo que deve ser compartilhado, que ajudam a fazer um mundo melhor.

      Grande abraço. Desejo todo o sucesso do mundo pra ti.

      Bira
      Brasília / DF

      Excluir
    6. Obrigado pelo retorno, fico feliz que tenha solucionado.

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
    7. Obrigado pelo retorno, fico feliz que tenha solucionado.

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  57. Olá, tenho uma lava e seca LG tromm, ela não está drenando a água, e por isso ela também não consegue centrifugar.Se eu retiro a água pelo dreno que fica embaixo da máquina aí ela consegue centrifugar. Fui lavar tapetes no ciclo manual e nem ao menos conseguiu fazer o enxague e deu erro OE.No ciclo algodão ela lavou e enxagou mas não conseguiu fazer a centrifugação porque não drenou a água. O que vc acha que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, bom dia, pode ser sujeira na bomba de drenagem, no filtro, ou mesmo a bomba defeituosa. Eu ainda não mexi nesta lavadora, mas o erro OE quer dizer que a lavadora não drenou completamente em 10 minutos. Verifique todos o sistema de drenagem da lavadora (bomba, filtro, mangueiras).

      Boa sorte!

      Excluir
  58. Boa tarde Renato, tenho uma lavadora Eletrolux LM 08, antiga, mas funcona bem. Agora ela tem apresentado um problema de não avançar no ciclo. Ela para na lavagem ou centrifugação e assim permanece até que nos darmos conta que está a muito tempo na mesma função, ou travada! Creio que me entendes! O que pode ser?

    ResponderExcluir
  59. ola boa noite Renato, tenho uma lavadora eletrolux LTC10, ela apresenta o seguinte problema, quando ligo na energia ela funciona o painel normalmente, escolho o nivel da agua e programa de lavagem, mas ela nao enche com a agua e nao efetua a lavagem, nem mesmo entra agua na hora de enxague, a cetrifugacao esta funcionando normalmente ( escoa a agua e centrifuga ), o que poderia ser... gostaria de tentar resolver eu mesma ....não estou tendo condicoes de pagar um tecnico ...estou desempregada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, verifique a válvula de admissão. Antes faça o seguinte, coloque água manualmente até o nível de funcionamento, depois ligue a lavadora e veja se bate normalmente com água, caso sim é uma grande possibilidade de ser a válvula. No blog tem postagem de como testar a válvula.

      Boa sorte!

      Excluir
  60. Minha LG estava com este problema de não drenar a água e ficava dando erro. Fiz o seguinte, pluguei a mangueira de escoamento numa torneira com jato de água forte e liguei. Resultado surpreendente, voltou a funcionar normalmente. Eu enchi a máquina pela mangueira de escoamento e provavelmente desemtupiu.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde.
    Minha máquina é da consul, coloquei a roupa normalmente e quando encheu de água deu um estouro e não acende mais e nem liga, poderiam me ajudar, o que pode ter acontecido.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ter ocasionado um curto circuito, verifique toda parte elétrica.

      Boa sorte!

      Excluir
  62. Tenho uma máquina de 13 k da Eletrolux, ela faz todo o processo de lavagem normal mas,percebi q fica agua parada no cesto depois de desligada. Com a mangueira fechada ou aberta fica agua parada no fundo do cesto,a bomba ta normal e mangueira ñ ta entupida oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é água que você chega virou só ouve o barulho de água? Se for só ouvir, pode estar confundindo com a água do anel hidro.

      Boa sorte

      Excluir
  63. Minha máquina Electrolux faz todo o processo porém ainda fica água a baixo do cesto .....deixando a máquina muito pesada ....existe uma maneira de drenar essa água....no meu caso creio q não seja a água do anel hidro ...pois o peso da máquina fica muito maior do q antes de usala a primeira vz

    ResponderExcluir
  64. Caro Carlos, tenho uma maquina de lavar roupa ATLAS 5.0, ela não centrifuga, limpei a entrada e saida de água, troquei o capacitor, o solenoide e gostaria de saber qual a posição dos fios da bomba dágua... Abraçosss

    ResponderExcluir
  65. Boa noite, Renato
    Tenho uma brastemp cleam que nao solta água através de pesquisas na net verifiquei q poderia ser bomba então comprei e troquei so q o problema continua o posso verificar agora?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite, Renato
    Tenho uma brastemp cleam que nao solta água através de pesquisas na net verifiquei q poderia ser bomba então comprei e troquei so q o problema continua o posso verificar agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, verifique o chicote elétrico e a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, Renato
    Tenho uma brastemp cleam que nao solta água através de pesquisas na net verifiquei q poderia ser bomba então comprei e troquei so q o problema continua o posso verificar agora?

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde. Tenho uma Consul 8k. Ela esta fazendo todo o ciclo. Solta a agua. Porem na centrifugação, não solta o restante da agua. Por favor,poderia me dar alguma orientação sobre este problema?

    ResponderExcluir
  70. Laudiceia, no início da centrifugação a bomba trabalha junto com o motor, observe se nesse período a bomba é acionada.

    ResponderExcluir
  71. Olá,Boa tarde! Tenho uma lavadora Brastemp ative 11 kl . de uns 15 dias para cá, a água de saída estar retornando e transbordando pelo cano. o que seria isso? tem haver com o nivelamento da máquina, ou algum filtro entupido? ou seria algum problema com a encanação? poderia me dar uma orientação, o que preciso fazer para resolver. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana boa noite, se a lavadora drena e a água retorna do esgoto, pode existir algum entupimento na rede de esgoto.

      Verifique e boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Carlos Renato, irei verificar.

      Excluir
  72. Sabe me dizer o ano de fabricação da Lava e seca LG WD1403RD RD?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  73. Olá, eu tenho uma lavadora/secadora da Samsung 10kg. Ela lava e seca normalmente até o fim do ciclo, porém, após 1 ano de uso normal, a água é drenada mas depois de um tempo volta para o compartimento da máquina. O que pode ser?

    ResponderExcluir