domingo, 13 de novembro de 2011

DE - Lavadora não centrifuga 1

Defeito

Pode apresentar em qualquer lavadora, porém como existem vários sistemas de lavagens (não conheço todos) e vários modelos. Nesta postagem, falarei apenas da lavadora com o sistema de lavagem turbo agitação (aquela do disco no fundo no lugar do agitador). Este tipo de defeito pode ocorrer por uma série de componentes,  algumas lavadoras possuem estas peças (fig.) ou similares, então vamos falar delas:

Mancal

Esta peça trabalha em conjunto com rolamentos e retentor, quando trava, a lavadora no momento da centrifugação não funciona e geralmente você consegue ouvir o ruído do motor tentando trabalhar, neste caso desligue a lavadora e chame o técnico imediatamente. Quando o mancal está com problemas um conjunto de peças deve ser substituído com ele (retentores, embreagem). Uma dica é antes dele travar completamente, geralmente na centrifugação a lavadora começa fazer barulho.

Embreagem

Trabalha em conjunto com o mancal, esta peça consiste numa mola que ao iniciar a centrifugação agarra o eixo do mancal fazendo assim o tambor girar, quando ela se danifica o tambor não gira, ficando as vezes travado ou girando apenas o seu agitador (o disco no fundo). A coisa triste é que se a embreagem danificou é sinal de desgaste do mancal. Uma pessoa com pouca experiência pode até substituir esta peça, mas logo logo o problema retorna porque ela não é o defeito e sim a consequência dele.


Termoatuador

Esta peça tem a função de preparar os mecanismos para centrifugar, quando não funciona, a lavadora passa pelo ciclo todo de centrifugação sem centrifugar. Uma dica para os leigos é normalmente o pino que aciona os mecanismos quebra e você olhando para peça pode observar.


Nota: Nem todas as lavadoras de turbo agitação possuem estas peças. Neste tipo de defeito o técnico deverá ser chamado.

11 comentários:

  1. Saudações a todos estou com um problema em minha maquina de lavar Electrolux turbo econômica 6k ela só esta centrifugando quando se colocar no modo normal, e as outras funções do painel não estão funcionando por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  2. Cara electrolux não é a minha praia, mas se este modelo é aquele que o agitador é um disco, pode ser a parte mecânica com problemas (tipo travado pra lavar e só centrifuga), este modelo possui um timer com botão, mas na realidade é uma placa eletrônica, como vc disse q centrifuga, minhas apostas são nestas peças. Desculpe se não fui objetivo, mas não atuo no ramo a algum tempo, então procure o blog do niltran www.niltran.com de repente ele te ajuda

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. minha lavadora é eletrolux e faz muito barulho que esta centrifugando o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho em lavadora de roupas na maioria das vezes está relacionado a problemas mecânicos como rolamentos com desgaste, mancais danificados e por aí vai. Electrolux não é um modelo que mexia quando conserva lavadoras, mas se o barulho for similar "ao metrô passando dentro de casa", na centrifugação, é provável que seja problema com rolamentos. Tem outros blogs que podem te ajudar um pouco mais.

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Opa,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, estou com um probleminha com minha maquina de lavar o modelo dela é imagination-10kg-branca-lvge1020ia-ge GE (http://www.americanas.com.br/produto/109042061/lavadora-de-roupas-imagination-10kg-branca-lvge1020ia-ge).

    Acontece que as roupas não estão saindo secas e não sei o que é, alguns detalhes do que percebi:

    1 - Notei agua saindo por baixo the maquina.
    2 - Notei também um barulho quando o tambor flutuante de dentro (nao sei se é esse o nome) gira, como se tivesse amarrando e um leve cheiro de queimado , borracha talvez...
    3 - Não analisei mais coisas...

    O que posso fazer, esse post serve para minha maquina? Desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  5. Olá,boa noite, minha lavadora ge1530 não está centrifugando! O que fazer? Porfavor,me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, procure o site do niltran talvez ele possa te ajudar , não atuo mais no ramo e hj só conserto por hobby qdo tenho tempo.

      Excluir
    2. Olá Antonio, procure o site do niltran talvez ele possa te ajudar , não atuo mais no ramo e hj só conserto por hobby qdo tenho tempo.

      Excluir
  6. Minha lavadora de roupas não está centrifugando, cd pessoa q vem ver fala uma coisa . Estou super nervosa . disseram ser chicote inferior que nao se acha em lugar nenhum, outro da autorizada disse que é o motor e capacitador, valor de 400,00 o conserto , só não entendo pq o motor se ela funciona só na hr de centrifugar que para. É uma consul de 10kg maré super. modelo CWL10BBANA10. Máquina essa que tenho há pouco tempo 3 anos e cuido dela até chamando -a de minha amiguinha. Favor me de uma orientaçao. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que coisa chata, mas vamos lá.
      Ela quando lava bate para os dois lados normalmente e com força?
      Antes de parar de centrifugar estava fazendo barulho estranho ou tinha vazamento de água?

      Sei que é chato, mas faça um terceiro orçamento e jamais mencione q houve outro técnico mechendo p fazer orçamento ou o que você acha que é, assim você terá um orçamento livre de tendências.

      É complicado te dizer o que é com dois orçamentos tão diferentes, se for o chicote é um defeito fácil, ele pode ser refeito, de repente a autorizada viu q era fácil mas encontrou algum problema no funcionamento do motor que num futuro próximo poderia ocasionar um novo defeito (se for um cara honest, kk).

      O terceiro orçamento deve te parecer próximo a um dos anteriores.

      Boa sorte!

      Excluir
  7. Tenho uma maquina de lavar brastemp ative 10 kg. Ela solta a agua porem não centrifuga. O que pode ser? No aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir