Olá Pessoal,
Se gosta deste tipo de assunto comente...
Antes de iniciar o assunto aviso que nesta postagem não mostrará soluções para o problema, apenas é um alerta para um defeito que poderia ser simples, mas pode levar a lavadora ao descarte devido ao custo.
Começamos com aquela pergunta, "Carro fazendo barulho estranho, você continua usando ou leva ao mecânico?", em muitos casos você pára e leva o veículo ao mecânico pra checar o que está acontecendo, afinal, você quer saber se o serviço é caro e se compromete a segurança do mesmo não é verdade?
Mas quando o barulho é numa lavadora de roupas o pensamento muitas vezes é o contrário. O dono do produto pensa assim, "tá funcionando?" quando parar eu chamo o técnico. Este pensamento pode condenar definitivamente sua lavadora ao descarte, e mesmo não sendo muito antiga, o custo desanima a restauração da máquina.
BARULHO, e estamos falando barulho fora do normal do funcionamento, está indicando mau funcionamento de algum componente, este, no uso contínuo pode agravar e comprometer outros componentes que estão trabalhando sobrecarregado, assim, na hora de resolver o problema, ao invés de solucionar um único defeito irá encontrar outros que não fazia ideia, vamos aos exemplos de barulho:
ELETROBOMBA - Esta peça com desgaste pode apresentar um ruído fora do normal (ela faz normalmente o barulho de expulsar a água), o uso com este problema pode levar ao travamento da peça, queima e em muitos casos danos na placa eletrônica. Então um serviço de simples troca de eletrobomba que poderia sair em torno de R$130,00 (sugestão), poderá chegar até R$1000,00 com a troca de uma placa eletrônica, tudo pq insistiu em usar com este "barulhinho".
ROLAMENTOS - Este é um barulho que ocorre na hora que a lavadora executa a centrifugação, muitos descrevem como o "Metrô passando dentro de casa". Barulho de rolamento indica falha no retentor, ocasionando vazando. Inicialmente o vazamento é imperceptível para o cliente, mas a primeira peça a danificar é o rolamento, então, o defeito não era o rolamento e sim o retentor que danificou o rolamento. O uso recorrente com este problema agrava o vazamento e como existem peças rotativas por baixo da lavadora, aquela água com sabão ou limpa é jogada para todos os cantos da lavadora atingindo outros componentes e podendo danificar os mesmos. Um desses componentes é o motor que também possui rolamentos e ficam comprometidos com a água. Outra questão é "água x eletricidade" não combinam, então o risco de choque elétrico é grande, bem como curto circuito de peças por conta de água. Notem que o defeito era um retentor, mas pode comprometer toda a lavadora.
o vídeo abaixo descreve bem o que quero dizer. Uma lavadora que funcionava com barulho e o cliente deixou de chamar o técnico. Veja o resultado.
Espero que agora estejam atentos aos barulhos estranhos da sua lavadora e evitem que chegue ao caso do vídeo acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário