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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Preço justo = serviço de qualidade?

Após a postagem anterior resolvi falar sobre este assunto.

Será que um serviço caro pode se dizer que é de qualidade?

A resposta é, nem sempre. 

Existe a outra forma de ver o serviço que é o do consumidor.

"A peça custa R$18,00 e o senhor vai me cobrar R$200,00?", parece absurdo não é..., mas veja que o consumidor observou o preço final e não o trabalho que dá para fazer o serviço.

- Existem peças que custam menos de 5 Reais, mas para trocá-las o técnico deverá desmontar a lavadora quase toda para chegar na peça. (exemplo disso são os retentores), fora isso, graxa, óleo e silicone para vedação geralmente são inclusos na mão de obra.

Quanto a garantia, pense assim, se você compra um produto a "X", não irá vendê-lo pelo mesmo "X", o motivo disso é que geralmente as lojas dizem que dão garantia das peças, mas algumas  delas não dão e aí se o técnico for responsável em repor esta peça defeituosa na garantia terá prejuízo. Normalmente eles cobram até o dobro do valor como forma de assegurar a garantia da peça (principalmente se for uma peça que constantemente apresente defeito), não quero dizer que isso é regra, mas é uma maneira de garantir tanto o cliente como o técnico de um serviço de qualidade.

Outra forma de ver:

"A peça custa R$18,00 e o técnico cobrou R$60,00 pelo serviço (peça e mão de obra)", justo não? mas observe:

Peça: R$18,00
passagem para ir ao cliente: R$5,50 (apenas ida e volta no Rio de Janeiro)
Ida à loja pra comprar a peça: R$ 5,50

Total de despesas: R$29,00 (sem contar um lanchinho, rsrsrsrs!!)

Ele ganhou R$31,00 de lucro se estou certo.

Deu defeito na mesma peça 2 meses depois e ele terá a mesma despesa de R$29,00 sem que o cliente saiba, isso se ele for honesto. Se não, for irá inventar um outro defeito pra tentar tirar algum dinheiro do cliente e não ficar no prejuízo.

Então nem sempre o que é justo para o cliente é para o técnico.

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