Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reconhecendo um mancal da 5.0 danificado

Este defeito é o mais comum em todas as lavadoras da série, Atlas 5.0 e K5, Enxuta 5.0 e 6.0 e Besser Premia, todas farinha do mesmo saco, quero dizer que procedem do mesmo tipo de fabricação. Por isso este desgaste e comum em todas elas.

O mancal quando começa apresentar desgaste, você irá perceber as seguintes características e em todas deverá substituir o conjunto completo (mancal, embreagem, rolamentos e retentor).

- Barulho na centrifugação, isto pode significar que os rolamentos estão danificados, a causa foi primeiro o desgaste do retentor que deixou minimamente passar água pra eles, retirando a lubrificação o gerando o barulho.

- Embreagem, ela normalmente se danifica devido ao desgaste de um dos eixos (interno ou externo) ou também por desgaste dos retentores do eixo, deixando passar água para peça e danificando com o tempo.


Dica: trocar somente a embreagem danificada não representa a solução do problema podendo ser um paliativo, eu não recomendo. Mesmo que o aspecto do eixo esteja bom, a lavadora sem barulho, somente o técnico pode avaliar com certeza isso e geralmente, milímetros de fora nos eixos são motivos para troca das peças. Alguns técnicos não gostam de fazer este tipo de serviço por que o tempo útil da peça é curto e o serviço geralmente é caro.


28 comentários:

  1. Colega,
    Tenho uma lavaroupa Atlas k5 que apresenta um barulho durante a lavagem (um tec tec tec sem fim, rs). Além de um vazamento de água pelo fundo da máquina.
    Os defeitos surgiram depois da troca da correia.
    O que pode ser?!
    Abs,
    Mayra Ponteiro

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma maquina besser premia 6kg, ela faz todo processo de lavagem mas chega na hora de centrifugar o bicho pega, ela libera a água e solta o cesto pra centrifugar mas a maioria das vezes não centrifuga. algumas vezes ajudando o cesto a girar ou quando ta totalmente vazia e muito poucas vezes ela centrifugo sozinha, já troquei o capacitor mas o problema ainda continua, teve uma vez que tive que trocar a embreagem dela que pulo a mola de aço fora, ate achei que o problema estava nessa peça, troquei e o problema ainda continuou. gostaria de saber se tem alguma diga de qual seria o problema dessa maquina, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma maquina besser premia 6kg, ela faz todo processo de lavagem mas chega na hora de centrifugar o bicho pega, ela libera a água e solta o cesto pra centrifugar mas a maioria das vezes não centrifuga. algumas vezes ajudando o cesto a girar ou quando ta totalmente vazia e muito poucas vezes ela centrifugo sozinha, já troquei o capacitor mas o problema ainda continua, teve uma vez que tive que trocar a embreagem dela que pulo a mola de aço fora, ate achei que o problema estava nessa peça, troquei e o problema ainda continuou. gostaria de saber se tem alguma diga de qual seria o problema dessa maquina, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma maquina besser premia 6kg, ela faz todo processo de lavagem mas chega na hora de centrifugar o bicho pega, ela libera a água e solta o cesto pra centrifugar mas a maioria das vezes não centrifuga. algumas vezes ajudando o cesto a girar ou quando ta totalmente vazia e muito poucas vezes ela centrifugo sozinha, já troquei o capacitor mas o problema ainda continua, teve uma vez que tive que trocar a embreagem dela que pulo a mola de aço fora, ate achei que o problema estava nessa peça, troquei e o problema ainda continuou. gostaria de saber se tem alguma diga de qual seria o problema dessa maquina, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a troca da embreagem já significa na maioria das vezes o mancal com desgaste, mas se você trocou a embreagem e ela continua perfeita, observe o seguinte:

      - Quando coloca para centrifugar chega acionar a turbina? se sim e o tambor não girar o problema está na embreagem.

      - Quando coloca para centrifugar ela drena a água e não faz mais nada ou seja o timer vai até o final só retirando a água, verifique o termoatuador e o microrruptor de centrifugação, normalmente quando o problema é o termoatuador o pino q se desloca está quebrado e quando acionado não consegue ativa o microrruptor da centrifugação.

      Com relação a 1a pergunta, o termoatuador com o pino quebrado também pode acionar o micro de centrifugação, mas não alcança o freio da embreagem e aí faz a turbina girar mas o tambor fica parado.

      Por último, se você colocou óleo na embreagem ou a máquina está vazando água pelo centro irá fazer a turbina (agitador) girar mas o tambor ficará parado. A embreagem JAMAIS poderá ter óleo, graxa ou similar.

      boa sorte!

      Excluir
  5. Tenho lavadora Atlas Havana 5.0, a onde encontro o macal, embreagem, retentor e rolamento da lavadora? Moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Normalmente no centro do Rio, próximo ao INCA, ou cascadura.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um lavadora Atlas 5.0 e ela ta com um probleminha serio ( A Falta de acento no texto e PQ meu XP e ingles)...
    Continuando ela so gira no sentido horario e nao gira no sentido anti horario ela trava no sentido anti horario= gostaria
    de uma ajuda para esse caso se possivel SDS... Flavio

    ResponderExcluir
  8. Bater p um dos lados e outro não, na maioria das vezes está relacionado a problemas com a embreagem, mas o suporte do termoatuador pode estar acionando a embreagem durante a lavagem, seria bom dar uma verificada nesta peça tbm.

    Sendo problemas com a embreagem a solução é a troca do conjunto mancal completo. Só a embreagem é um paliativo q normalmente não dura.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. olha eu troquei recentemente o kit mancal, e zero e testei o termoatuador tb esta funcionando sera a embreagem ??
    Obs. os rolamentos e SKF, ou seja o melhor .........
    Este Kit tem 2 meses que troquei....

    ResponderExcluir
  10. Observe se a lavadora tentar bater pro outro lado e parece estar travando, se isso acontece é bem provável que seja a embreagem.

    ResponderExcluir
  11. agora o problema é sério porque o agitador travou, e eu escuto somente o motor funcionando
    essa maquina ta me dando um dor de cabeça incrível.... aguardo .....sds Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu respondi, mas a MSG não chegou. Verifique se olhe por baixo e verifique se gira a polia do centro, se girar é possível que o agitador (turbina) esteja com desgaste, do contrario o mancal pode estar com problemas.

      Boa sorte.

      Excluir
  12. ola amigo, tenho uma lavadora atlas que esta com o seguinte problema, ela lava normal, faz tudo direitinho, mas, quando chega na hora de centrifugar ela drena a agua passa o timer todo ate terminar e simplesmente nao gira o cesto, fica la parada. ate cheguei a trocar o capacitor, mas ficou a mesma coisa. sera o atuador?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a Atlas for a K5 ou super 5, tem um tecla no painel q anula centrifugação, já a 5.0 igual a enxuta, vc deve verificar o termoatuador e o microrruptor de centrifugação, estas peças funcionam como o atuador da Brastemp, normalmente o pino do termoatuador q aciona o microrruptor quebra e faz este problema.

      Boa sorte.

      Excluir
  13. hola que tal tengo un zenith z515 que es el mismo que ustedes muestran, quisiera que me ayudaran, no lava ni centrifuga. el motor anda el termoatuador también los provee afuera ,lo pongo a trabajar y carga el agua corta pero no lava debido a que no destraba el termoactuador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fica difícil por não existir está marca no Brasil, mas se puder enviar fotos das partes mecânicas e da cobertura da lavadora quem sabe não posso ajudar.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Olá, fica difícil por não existir está marca no Brasil, mas se puder enviar fotos das partes mecânicas e da cobertura da lavadora quem sabe não posso ajudar.

      Boa sorte

      Excluir
  14. como faço para sacar o agitador da atlas super 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para soltar o agitador, você deve retirar o filtro e o parafuso que fica abaixo dele preso no eixo.

      Excluir
  15. Tenho uma Besser Premia 6kg, Funciona perfeita, mas se se você programa para lavagem Ciclo Longo ou Ciclo Normal, ela esvazia a água e enche novamente, o que o que pode ser e se for defeito que não dê para consertar onde encontro a peça /

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma Besser Premia 6kg, Funciona perfeita, mas se se você programa para lavagem Ciclo Longo ou Ciclo Normal, ela esvazia a água e enche novamente,a cada término de ciclo o que o que pode ser e se for defeito que não dê para consertar onde encontro a peça

    ResponderExcluir
  17. tenho uma besser premia,esta parada 4 anos,guardei a maquina funcionando,so não centrifugava,agora fui ligar o motor funciona mas enche de agua e não gira o cesto fica parada.o
    que pode ser amigo.

    ResponderExcluir
  18. Mandei o Timer da Minha Besser Premia 6kg para retificar,, tem o esquema no timer mas os fios e conectores não tem numero.
    Não consigo fazer a conexão correta dos fios alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  19. Olá estou precisando trocar o kit mancal da atlas 5.0. Já tirei o agitador e o parafuso que fica abaixo dele mas o cesto não saiu. Será que é preciso dar umas pancadas ? o kit mancal é preso nele ?

    ResponderExcluir
  20. Olá. Minha atlas 5.0 não centrifuga. O termoatuador está funcionando e eu vejo o atuador "sair" da engrenagem para liberar o movimento. Qual pode ser o problema e como posso consertar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma máquina de lavar enxuta 5.0
    Ela ñ está batendo as roupas.
    Enche e esvazia e centrífuga normal.

    ResponderExcluir