Toda lavadora deve possuir acessos hidráulicos (entrada e saída de água), fora o elétrico é claro. Assim vamos para as dicas sobre o assunto.
Lavadora de roupas
1 - A entrada de água, deve possuir um registro exclusivo com saída normalmente de 3/4, se a entrada vier de um tanque existe no mercado uma torneira dupla própria para máquina.
2 - O ponto de esgoto normalmente feito num tubo de 40 mm (o diâmetro é o mesmo da saída do tanque), sendo que se for colocado na parede, coloque numa saída em "y" e não em uma saída com o joelho.
A altura da saída deve ser a mesma da máquina, com excessão das lavadoras sem bomba de drenagem (tanquinhos) neste a saída é na base da lavadora, pois a água desce por gravidade. Outro local ideal para drenar é no próprio tanque de roupas se a máquina ficar próxima.
3 - Se a lavadora ficar embutida em armários, certifique-se que você tem rápido e fácil acesso a todas as conexões hidráulicas e elétricas, assim em caso de pane pode desligar com facilidade.
Lavadora de Louças
2 - O ponto de esgoto das lavadoras compactas (não conheço das maiores), deve ser da base da lavadora para baixo, existindo uma tolerância de 10 cm para cima.
3 - No caso de lavadoras em cima da pia, o ponto de escoamento da água pode ser a própria pia.
4 - Na lavadoras embutidas, OS PONTOS HIDRÁULICOS E ELÉTRICO não devem ser colocados atrás da máquina e sim ao lado, assim fica fácil o acesso em caso de pane.
5 - No caso de embutida, respeite os limites mínimos de espaço que exige a lavadora, e o ponto de drenagem não deve ficar totalmente fechado (para evitar o efeito sifão).
6 - Em lavadoras embutidas pode acontecer mau cheiro do esgoto, neste caso a dica é colocar uma espuma em volta da mangueira de drenagem no ponto do esgoto.
DE QUALQUER MANEIRA, LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES DO PRODUTO, NELE VEM A FORMA CORRETA PARA FAZER A SUA INSTALAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário