sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DE - Lavadora trepidando

Defeito

Este defeito ocorre quando a lavadora executa a centrifugação e começa a trepidar. Então vamos lá, antes de chamar o técnico devemos verificar:

- Se a lavadora está nivelada e bem apoiada.

- Nas lavadoras de abertura superior, verifique se as roupas não ficaram mal distribuídas, neste caso, interrompa a centrifugação, abra a tampa, arrume as roupas e reinicie a centrifugação. (este ponto é muito comum e não chega a ser defeito).

Se você verificou estes dois pontos provavelmente deverá chamar o seu técnico. Pode ser uma defeito mais sério, abaixo listarei algumas peças de lavadoras que podem ocasionar trepidação quando estão com defeito, não quer dizer que seja ela.



Eixo

- Nas lavadora frontais, quando quebra ocasiona trepidação (e barulho).







Anel hidro compensador


Nas lavadora de abertura superior esta peça fica na parte de cima do tambor como forma de balancear a roupa, ele fica com um líquido e quando o perde ela começa a trepidar na centrifugação.




Tirantes

Nas lavadoras de abertura superior, esta peça segura as laterais de tanque da lavadora como forma de amenizar o deslocamento do mesmo, pode ser de silicone ou molas, quando arrebentam o tanque (câmara de lavagem) fica desbalanceado e na centrifugação ocorre a trepidação.

Nota: Nem toda a lavadora possui tirantes.


Sensor de vibração

Uma lavadora de abertura frontal utiliza este mecanismo eletrônico para balancear as roupas antes de iniciar a centrifugação, quando ele apresenta defeito um deles é fazer a lavadora trepidar e muito.(ele também dá outros sintomas de defeitos, falaremos mais a frente).


Existem outras peças que podem ocasionar a trepidação, de qualquer forma em todos os casos o técnico deverá avaliar o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário