Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DE - Lava-roupas não completa as operações

Sintoma:

A dona de casa coloca a lavadora para funcionar e depois de algum tempo percebe que o programa ou não avançou, ou parou em um ponto e não deu prosseguimento.

Possíveis causas:

- Se for colocar todas as causas para este sintoma das mais diversas marcas de lavadoras poderia lotar este blog, mas como não sou o dono da verdade, colocarei apenas as mais comuns.

- Válvula

Nas lavadoras que possuem multidispenser (espaço para sabão, amaciante e alvejante), na sua maioria a válvula é dupla ou até mesmo tripla (possui duas ou três bobinas), quando uma delas apresenta defeito de funcionamento naquele ponto onde deveria entrar a água a lavadora fica aguardando sem funcionar. Se o timer for mecânico ficaria a vida toda naquele ponto parado, se for o eletrônico em alguns casos o timer emite um sinal sonoro avisando que tem algo errado. (ficou muito tempo pra encher e nada).

- Timer

Nas lavadoras de timer mecânico (o que possui botão para girar) que não é eletrônico, este pode estar com problemas na caixa de engrenagens ou nos contatos, fazendo-o parar de funcionar no meio do ciclo.

No timer eletrônico também pode ocorre este tipo de problema (eu acho mais raro se apresentar desta forma), depois de algum tempo funcionando o timer aquece e começa apresentar o defeito. São os chamados defeitos intermitentes (aquele q só dá quando o técnico vai embora, rsrsrsrsr!!)



Bomba de drenagem

Outro caso raro, mas não é impossível. A bomba de drenagem começa a jogar água fora e pára, não retirando completamente e aí o ciclo fica comprometido. Isto acontece quando a bomba está com mau contato ou curto, desarmando por um protetor térmico que existe em algumas delas.

Chicote elétrico

Esse também pode ser um problema comum, a lavadora é alimentada internamente por diversos fios que possuem funções distintas, uns levam energia para as válvula, outros para bomba e por ai vai, o problema é que se houver algum partido não chegará energia na peça comprometendo o ciclo de lavagem. Se a máquina ficar no quintal e possuir RATOS, verifique esta questão do chicote elétrico (eles adoram roer os fios).

Atenção ao programa da lavadora

Algumas lavadoras possuem tecla de aguardar o amaciante, esta função faz com que a máquina pare em um determinado ciclo (geralmente o último enxague) e fique esperando a dona de casa acionar a tecla para dar continuidade ao programa. NÃO É DEFEITO.

Em qualquer um desses casos o seu técnico deverá ser chamado.

66 comentários:

  1. OLÁ RENATO, NÃO SOU TECNICO SOU APENAS CURIOSO, METO A CARA EM QUASE TUDO, É QUE ESTOU VERIFICANDO O PROBLEMA DE UMA LAVADORA DE ROUPAS DE UMA AMIGA MARCA ESMALTEC NÃO SEI SE VC CONHECE É AQUI NO CEARÁ. ELA É O MODELO 7 PLUS 5KG. O PROBLEMA É O SEGUINTE: O BOTÃO DO TIMER MECÂNICO NÃO GIRA AUTOMATICAMENTE ELE APENAS FICA DANDO PEQUENOS ESTALOS COMO QUE ESTIVESSE ALGUMA ENGRENAGEM NO SEU INTERIOR DESLIZANDO, SE EU GIRO O BOTÃO MANUALMENTE A MÁQUINA ATENDE TODOS OS COMANDOS SELECIONADOS PORÉM O BOTÃO NÃO TA GIRANDO SOZINHO, ESTOU SUSPEITANDO DO TIMER DEFEITUSO, O QUE VOCÊ ACHA? ABRAÇOS....

    ResponderExcluir
  2. minha amáquina só gira com ajuda manual troquei o capactor mais continua com o mesmo problema o que pode ser ajude - me por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especifique mais, tipo modelo da lavadora, o que vc gira, é o timer ou o tambor da lavadora.

      Excluir
  3. a maquina bate, porem bem lento, como se estivesse sem força.

    ResponderExcluir
  4. A minha máquina é uma Brastemp total 7kg as vezes realiza o ciclo completo mas as vezes quando chega na hora de centrifugar o timer para e quando adianto ele aí centrifúga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com esse mesmo problema com essa mesma máquina.Vc conseguiu resolver o problema da sua? Se sim, o que era? E como resolveu?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ola troquei a placa da minha lavadora continental evolution de 10kg mas agora o timer fica girando direto, o q pode ser???

    ResponderExcluir
  7. Ola troquei a placa da minha lavadora continental evolution de 10kg mas agora o timer fica girando direto, o q pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não mexi neste modelo e não conheço bem, mas dei uma pesquisada, então dá uma olhada neste link.

      http://www.eletrorespostas.com.br/continental-evolution-10-kg-com-problemas-no-seletor-de-programas

      boa sorte!

      Excluir
    2. Renato, boa noite! tenho uma maquina neste modelo. Meu problema é que ela não respeita o automático. Se deixar fica no mesmo programa a vida toda, tenho que ficar alterando o passo a passo manualmente. O que poderia ser?

      Excluir
    3. Renato, boa noite! tenho uma maquina neste modelo. Meu problema é que ela não respeita o automático. Se deixar fica no mesmo programa a vida toda, tenho que ficar alterando o passo a passo manualmente. O que poderia ser?

      Excluir
    4. Renato, boa noite! tenho uma maquina neste modelo. Meu problema é que ela não respeita o automático. Se deixar fica no mesmo programa a vida toda, tenho que ficar alterando o passo a passo manualmente. O que poderia ser?

      Excluir
  8. Olá minha máquina é brastemp 11 kg, não consegui realizar todo o ciclo, quando chega na centrifugação não realiza, nem colocando no manualmente... Mas enche de água, e retira a água, centrífuga normalmente... Na hora da função enxague, ela não consegue passar adiante! O q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mêsmo defeito com a maquina brastemp ative 11kg

      Excluir
    2. Estou com o mêsmo defeito com a maquina brastemp ative 11kg

      Excluir
    3. Estou com uma Brastemp ative de 11,5 ela enche bate e joga agua fora so que a bombinha não desliga e ela não pula o processo pra enxaguar

      Excluir
    4. Estou com o mesmo defeito com uma brastemp 11 kg aqui em Fortaleza.

      Excluir
  9. oi amigo tenho uma eletrolux com timer automatico,se poder ajudar agradeco ela pula os estagios tipo da lavacao pro enxague volta na lavacao centrifuga,fica toda maluca,envazia no final do processo enche e comeca sosinha novamente todo o processo,ja pegou algo desse tipo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,
    A minha máquina é uma Brastemp de 7 kg, o técnico veio e alegou que o problema era no timer, que não é mais fabricado e que se fosse a base de troca ficava R$300,00. O que acontece é que a máquina enche de fica dando tranquinhos no botão de programa(timer) e fazendo o ruído, tec,tec,tec... depois de ver qual o modelo da peça, encontrei a mesma a base troca por R$45,00, cheguei em casa e troquei eu mesmo, mas ainda continua com o mesmo problema. Você saberia qual o próximo passo para eu testar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o timer faz barulho de funcionar e não avança, tudo indica que o problema seja o timer. O fato de ser a base de troca, trata-se de uma peça recondicionada, que a mesma pode ter vindo com problemas. Se possui garantia leve na loja e explique o que está acontecendo, eles podem testar e verificar a peça.

      Boa sorte!

      Excluir
  11. Boa tarde, tenho uma máquina de lavar Consul Pratice 6 kg, e já faz mais ou menos uma semana que ela apresentou um problema, o qual não consigo solucionar, ela não está realizando todo o ciclo de lavagem, ficando apenas na primeira função(enxague) deixei quase o dia todo e fica apenas nessa função, não alterando para as outras funções automaticamente, saberia me dizer qual é o problema??
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Minha máquina ta com um problema q faz o ciclo mas não desliga realiza o ciclo total da lavagem várias vzs sendo necessário desligar manualmente pra não repetir o ciclo qual poderia ser o problema desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, verifique o pressostato e o timer da lavadora.

      Boa sorte.

      Excluir
  13. Minha lavadora não funciona a função avança!

    ResponderExcluir
  14. Olá ..continental evolution 10k com os ciclos doidos.....função turbo..enche a maquina e logo em seguida ...joga fora....não esta obedecendo os ciclos corretamente.

    ResponderExcluir
  15. Olá tenho uma máquina Brastemp 11kg e as luzes do painel tem hrs que funcionam (podendo verificar a configuração do ciclo escolhido) e hrs que não. Além disso está repetindo a execução das funções durante um ciclo selecionado. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!
    Minha lavadora é continental LFA086N10J, ela não bate a roupa nem centrifuga, mas faz todo o processo de lavagem. onde pode ser o defeito dela?

    ResponderExcluir
  17. Ade minha eletrolux 15 kg nao terminhsa o ciclo e se desliga porque?

    ResponderExcluir
  18. Olá, minha máquina é uma eletrolux 8kg LT08E e ela não realiza o processo automatico, somente manualmente e comprei essa semana, seria defeito de fabrica ou é normal? Oq posso fazer? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  19. Minha maquina é a brastemp ative 11kg turbo performance. Ela liga porem ela enche e nao prossegue o programa se deixar ela enche ate transbordar. E nem todos os programas do painel ela segue.

    ResponderExcluir
  20. A minha maquina é uma brastemp bwr22aana, apresentando o seguinte defeito, timer não seleciona o a funcão lavar, e nem a enxaguar e so esta centrifugando se a maqueira de drenagem estiver no chão o que fazer?

    ResponderExcluir
  21. Olá! Bom dia! Tenho uma Samsung squall Jr. Que comecei a usar há menos de 1 mês e há uma semana ela começou a pausar a lavagem no ciclo enxágue é só volta a funcionar quando aciono novamente a tecla play ... o que pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Olá! Bom dia! Tenho uma Samsung squall Jr. Que comecei a usar há menos de 1 mês e há uma semana ela começou a pausar a lavagem no ciclo enxágue é só volta a funcionar quando aciono novamente a tecla play ... o que pode ser?

    ResponderExcluir
  23. Olá bom dia a minha máquina é Consul 10kg lava roupa normal quando chega no enxágue ela simplesmente fica quieta não joga água para enxaguar nem faz mais nada aquela parada eu já troquei a peça a bomba e drenagem já troquei mas não resolveu o problema eu gostaria que me ajudasse com uma resposta

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma máquina Brastemp BWH 15 KG , o problema dela é q o botao q gira para selecionar o tipo de lavagem ele pula a seleção (não passa em ordem )E volta para uma seleção q não tem nada a ver do lado q giro.
    Ex: quando ligo ela fica na lavagem de ROUPA + BRANCO(normal) aí quero a lavagem RÁPIDO , mas para selecionar eu preciso passar pelas etapas DIA A DIA , ROUPAS ÍNTIMAS ...E RÁPIDO , a questão é q ela em vez de ir para dia a dia vai para a seleção cores fortes ou outra programacao as vezes aí p lado certo e pula a que eu quero é p conseguir selecionar tenho q fica girando o botao até consegui colocar na lavagem q quero , e mais um as vezes , só as vezes ela não derrama o amaciante mas completa todo o ciclo de lavagem ....
    Espero q tenha entendido rsrsr

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma máquina da Brastemp ative 11kg .ela ñ ta fazendo a programação certa ñ ta fazendo o ciclo. Q swria

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde vcpode me ajudar tenho uma Brastemp de seletor mecânica se eu girar para cada função e aciona mas se eu deixar do início enche começa a bater depois de um tempo para o que pode ser?obrigado

    ResponderExcluir
  28. Boa noite minha máquina brastemp 11 kilos não está terminando o processo de lavagem o que devo fazer? att

    ResponderExcluir
  29. Boa noite minha máquina brastemp 11 kilos não está terminando o processo de lavagem o que devo fazer? att

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma máquina de lavar continental evolution 13 kls, ela não obedece os comandos, está no duplo enxágue e fica centrifugando,o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma maquina de lavar colomarq de 15kg ela na hora do enxague ela bate muito o tambor parece que vai sair aí eu desligo e não conclui o ciclo

    ResponderExcluir
  32. Minha máquina começou de uns dias pra cá a pular no meio do processo pra enxágue duplo sem eu selecionar essa função e alí mesmo ela fica, não termina o processo. Ontem quando cheguei a roupa estava úmida e suja ainda, e estava lá o enxágue duplo piscando e ela parada. O que pode estar acontecendo.

    ResponderExcluir
  33. Olá minha máquina e a Continental de 13 kls ela está com o problema nas funções pois ela só centrífuga. E esta vazando água o que posso estar fazendo?

    ResponderExcluir
  34. BOA TARDE!

    TENHO UMA MAQUINA ELECTROLUX 15KG TODO O MODO DE LAVAGEM DUPLICA E DEMORA O CICLO COMPLETO UMAS 8HORAS TEM COMO ALGUEM ME DAR UMA AJUDA POR FAVOR?

    DESDE JA FICO GRATO

    ResponderExcluir
  35. BOA TARDE!

    TENHO UMA MAQUINA DE LAVAR ELECTROLUX 15KG TODA A PROGRAMAÇÃO DUPLICA E DEMORA UMAS 8 HORAS SE COLOCAR O CICLO COMPLETO TEM COMO ALGUEM ME AJUDAR.

    ResponderExcluir
  36. Oi tenho uma máquina brasteBr Clean e ela está enchendo só que os programas passa muito rápido e logo esvazia o que pode ser

    ResponderExcluir
  37. Minha máquina Electrolux 6kg começa o processo normal mas não finaliza o ciclo, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde por que a minha máquina Brastemp enche bate um pouco e começa a centrífuga derramando a água pelas laterais obs timer mecânico obrigado

    ResponderExcluir
  39. Minha máquina não está obedecendo o comando de parar de encher e a água transborda o q eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  40. Olá tenho uma lavadora LTD 13 eletrolux e ela mesmo desligada no botão continua centrifigando, se colocar ela pra lavar ela começa normal a encher, porém centrifuga junta, o que pode ser ? Trocamos a bomba.

    ResponderExcluir
  41. Tenho um Eletrolux LT 12 ela não completa os ciclos coloco pra lavar roupa na primeira vez qdo liga ela lava mais não centrífuga, e só passa para o processo de enxague se eu desligar e ligar de novo...coloco a segunda remessa de eoupas ela bate a seco o que pode ser? Já troquei placas, capacitor já verifiquei a mangueira da água...não tem mais o que fazer...tô já desistindo dela...o pior que não é tão velha algirame socorre?

    ResponderExcluir
  42. Minha maquina nao esta enxendo agua até o nivel e para na tecla enxaguar. sem mesmo ter comecado lavar e fica parada até eu chegar e tirar da tomada.se nao tirar da tomada fica como se nao funcionasse nada.o que pode ser

    ResponderExcluir
  43. Minha máquina não sai do programa favorito não sei o q fazer começa a funcionar daí a luz do programa favorito acende aí ela para de funcionar
    Marca colomarq

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma continental frontal 13 programas, ela enche nao gira, solta a água e não centfifuga, o qie poderia ser?

    ResponderExcluir
  45. Tenho uma Colormaq lca11kl ela enche bate um pouquinho dá uma pausa bate mais um pouco e já joga a água fora mesmo no programa de roupa encardida e não obedece o botão de etapas mas enxagua e centrífuga normalmente...e o botão de etapas fica pulando sozinho mesmo depois que a máquina desligar, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  46. Minha máquina é uma Brastemp total 7kg clean qdo muda para o enxague ela para e não vai mais, alguem sabe me dizer o que pode ser ???

    ResponderExcluir
  47. Olá minha máquina faz o processo de lavar normal...mas na hora de encher para enxaguar não para de entrar água até transbordar o que fazer

    ResponderExcluir
  48. Bom dia minha máquina Electrolux LT 12
    Quando vai encher com amaciante ela tá jogando água fora o que pode ser?

    ResponderExcluir
  49. Ola bom dia. tenho uma brastemp turbo performance 10kg e ela fica trocando os ciclos sozinha. não completando o seu ciclo de forma correta e desta forma tenho que desliga a maquina para que não acabe com a roupa. Poderia por favor me ajudar. Pois acredito que o valor para o concerto seja bem alto.

    ResponderExcluir
  50. amigo tenho uma eletrolux Lte 09 turbo faz todas as etapas mas quando chega na centrifugação ela assende a luz mas não centrifuga. ja troquei bomba , atuador, catraca, capacitor e o chicote interno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma do mesmo modelo que estava com o mesmo defeito,troquei a placa e resolvi o caso.

      Excluir
  51. Olá.

    Minha máquina uma Brastemp Advantech Wash, começa a entrar água, para de pois de uns 15 segundos, daí começa a girar o agitador em um só sentido e depois logo joga fora e para ficando o botão de play/ pausa piscando.
    Quando coloco água manualmente ela faz o ciclo corrente normalmente.
    Qual poderia ser o problema?
    Me ajuda pls

    ResponderExcluir