Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Defeito de causa x defeito de consequência


O que é defeito de causa e defeito de consequência?

Já ouviu falar no termo "trocador de peças"?, pois é, quando eu trabalhava com conserto este termo era usado para o técnico que não compreendia o motivo do defeito e só substituía a peça defeituosa.

Identificar a peça defeituosa as vezes é bem fácil, mas compreender o motivo que levou a quebra é um pouco mais complicado, então utilizei estes dois termos como forma de ajudar o "trocador de peças" a compreender.

Defeito de causa:

É aquele relacionado ao motivo real da quebra da peça, muitas vezes está relacionado ao uso, então vamos ao exemplo:

A dona de casa colocou sabão em excesso, ocasionando vazamento e danificando o motor, logo, a causa do dano do motor foi o uso incorreto da lavadora, portanto, se o técnico só trocar a peça, provavelmente voltará a apresentar o problema já que a causa não foi corrigida.

Outro exemplo relacionado a este tipo de defeito, mas específico a fadiga de peças.

A correia da lavadora vive partido devido aos desgastes de rolamentos, logo, a causa da correia partir são os rolamentos com desgastes, então, substituir a correia não solucionará efetivamente o problema.

Resumindo, defeito de causa, entende-se o por que do problema ter acontecido.


Defeito de consequência.

É aquele refletido na lavadora em função de outra peça ou fator. É parecido com o defeito de causa, só que visto por outro ângulo, vamos aos exemplos:

A dona de casa reclama que a lavadora não centrifuga, só que o problema é a bomba de drenagem que não joga a água fora corretamente deixando a roupa encharcada. Note o seguinte a lavadora na realidade não secou a roupa porque a bomba não drenou corretamente, mas a função centrifugar estava funcionando (tecnicamente falando). Um bomba defeituosa pode trazer uma série de consequências ao funcionamento da lavadora, inclusive não centrifugar, mas uma mangueira dobrada, um filtro sujo nas lavadora frontais podem mostrar este mesmo sintoma de defeito sem contudo ser o problema real.

Uma correia com desgaste nas lavadoras front load pode ter como consequência uma ineficiência na centrifugação, mas a máquina não deixou de funcionar, porém a peça com desgaste traz este problema.

Um outro exemplo muito comum, é relativo ao tempo de lavagem. A água que vai para a lavadora é muito fraca, a consequência é o aumento no tempo para encher a lavadora e em alguns casos danos nas válvulas de entrada de água.


Resumindo, defeito de consequência é o ângulo do defeito visto de forma inversa, ou seja, porque deixou de funcionar?


Boa sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário